x

Fisioterapia e Treinamentos - Campinas - SP

X

Moxabustão - conheça suas aplicações e benefícios

Chegou o dia de você ter esta grande aliada a sua sessão de fisioterapia: a moxabustão. A palavra "moxa" pode ter originado do japonês mogussá.

A história relata que a Moxa teve origem na sociedade primitiva e sua descoberta foi relacionada ao uso do fogo que era a única forma de se aquecer.

Através desse meio foi descoberto que dores, sob a aproximação do fogo em partes específicas do corpo poderiam ser melhoradas ou até eliminadas.

A Moxabustão é tão antiga quanto a Acupuntura e, na China, já era utilizada por famílias reais quando a acupuntura falhava.

A Moxabustão (forma simplificada da palavra Moxacombustão) é uma técnica terapêutica da acupuntura que consiste em aplicar calor direta ou indiretamente sobre a pele através de um bastão enrolado com ervas medicinais (bastão de Moxa), que é normalmente feito com folhas da planta Artemísia vulgaris. O calor resultante da queima do bastão de Moxa aplicado na pele, em áreas específicas e nos pontos de acupuntura, tem o objetivo de eliminar acúmulos energéticos nos pontos dos Canais (meridianos), promovendo o perfeito funcionamento dos órgãos. Esse calor estimula a energia que tonifica o Qi, a circulação e nutre o Sangue (Xue). Remove obstruções ao longo dos Meridianos eliminando a Umidade e o Frio que acabam promovendo danos ao organismo.

Artemísia - Artemísia Vulgaris

Também chamada "erva do fogo" é amarga e picante, produz aquecimento quando usada em pequenas quantidades e calor forte quando em grandes quantidades. Sua natureza é Yang.

Moxabustão

É denominado moxabustão um material com folha de artemísia moída e preparado sob a forma de bola de algodão, bastão de ervas ou carvão. É utilizada para queimar sobre o ponto de aplicação

Por ter a Moxabustão o efeito de tonificar o Yang do corpo, ela é utilizada na China de forma caseira, tratando principalmente os idosos para minimizar os desconfortos da velhice e conseguir uma longevidade saudável. Nas crianças, melhora o crescimento e a vitalidade para os estudos e trabalhos que queiram realizar. É uma tradição milenar cultivada no âmago da família, para prevenir e tratar as enfermidades e debilidades mais comuns do dia a dia.

Por ter uma ligação mais próxima com o elemento Fogo, ela é mais utilizada nos locais de clima frio, onde esse elemento enfraquece, usando também nas pessoas que apresentam também deficiência nos órgãos ligados a esse elemento.

Em alguns tratamentos, onde o paciente encontra-se extremamente debilitado, é contraindicado o uso de agulhas, e indica-se o tratamento com a aplicação gradual e progressiva de Moxa, melhorando com isso a atividade orgânica e aumentando a imunidade.

Aplicações

Moxabustão na fisioterapia

FALE CONOSCO

Compartilhe nas Redes Sociais

CONMOV - Movimentos Conscientes - Todos os direitos reservados 2022 - Desenvolvimento - Agenzzia - Site e SEO.

Fale com a gente!
X
Enviar mensagem via Whatsapp

Seja bem-vindo(a)! Digite sua mensagem abaixo para entrar em contato.

xx